Portugal realizou eleições legislativas no dia 6 de outubro de 2019, com um total de 21 partidos políticos a concorrerem a uma vaga no Parlamento. As eleições em Portugal utilizam um sistema de representação proporcional, em que os assentos no Parlamento são distribuídos de acordo com a percentagem de votos recebidos por cada partido.

Os resultados das eleições foram divulgados rapidamente, com os primeiros resultados a saírem logo após o fechamento das urnas às 19h00. O Partido Socialista (PS) liderado por António Costa, foi o partido mais votado nas eleições, garantindo uma vitória com 36,65% dos votos. Este resultado permitiu que o PS conquistasse 106 assentos no Parlamento, mas ainda assim, insuficiente para garantir uma maioria absoluta.

O segundo partido mais votado foi o Partido Social Democrata (PSD), liderado por Rui Rio, que conseguiu 27,90% dos votos, garantindo 77 assentos no Parlamento. O Bloco de Esquerda ficou em terceiro lugar, com 9,67% dos votos e 19 assentos no Parlamento. O CDS-PP, que anteriormente fazia parte do governo de coligação, sofreu uma grande derrota, tendo apenas 4,25% dos votos e perdendo a grande maioria dos seus assentos parlamentares.

O Partido Comunista Português (PCP) ficou em quinto lugar, com 6,46% dos votos e 12 assentos no Parlamento. A Aliança foi o sexto partido mais votado, com 1,82% dos votos e nenhum assento no Parlamento. O PAN - Pessoas-Animais-Natureza, conquistou 3,28% dos votos, garantindo 4 assentos no Parlamento. O PEV- Os Verdes, garantiu um assento no Parlamento com 1,81% dos votos.

Os resultados das eleições também mostraram que a participação dos eleitores foi de 54,50%, um valor menor do que nas eleições anteriores.

Com estes resultados, o Partido Socialista (PS) está em boa posição para formar um governo, no entanto terá que obter o apoio de outras forças políticas para garantir uma maioria absoluta. As conversações com outros partidos políticos já começaram e é possível que o PS forme uma coligação com o Bloco de Esquerda (BE) ou com o Partido Comunista Português (PCP), ou também pode contar com o apoio parlamentar dos partidos PAN e PEV.

Conclusão

Os resultados das eleições em Portugal já foram divulgados e o Partido Socialista (PS) é o partido que liderou a corrida eleitoral, no entanto, não conseguiu garantir uma maioria absoluta. Por isso, terá que negociar com outros partidos políticos para formar um governo. Este artigo atualizou você sobre os resultados das eleições em Portugal e explicou qual partido político está ganhando a corrida eleitoral. Ao mesmo tempo, mostrou a importância de participar nas eleições para que possamos eleger os nossos representantes.